DEPUTADA DESTACA ESTABILIDADE E RELAÇÕES PARA DESENVOLVIMENTO

No âmbito das jornadas parlamentares da 1.ª Sessão Plenária de 2026, o grupo MpD esteve reunido para debater questões estratégicas do país. A deputada Elisabete Évora, representante do Círculo Eleitoral da Ilha da Boa Vista, destacou que os grandes investimentos devem ser avaliados segundo critérios de estabilidade, e não com base em partidos políticos.

Em uma conferência de imprensa, a deputada afirmou que, para Cabo Verde, a prevalência da paz, a inclusividade nas relações internacionais e o multilateralismo são condições essenciais para o sucesso do desenvolvimento do país.

Segundo avançou a deputada, o partido sempre pautou por boas relações com todos, baseadas no respeito às normas internacionais, mantendo igualmente os seus princípios. Acrescentou ainda que acredita que o povo sabe lidar com todos os problemas que o mundo enfrenta.

Reiterou, por outro lado, que o Governo continua a materializar “medidas estruturantes”, com vista a estabilizar a operação doméstica, adquirindo aeronaves, assim como a certificação da companhia Linhas Aéreas de Cabo Verde (LACV).

No sector marítimo, segundo ela, o executivo de Ulisses Correia e Silva está empenhado em resolver em definitivo os problemas que ainda subsistem. 

Lembrou que a Empresa Nacional dos Portos de Cabo Verde (Enapor) lançou, em Maio do ano passado, um concurso para a construção de um navio de passageiros inter-ilhas, que vai custar cerca de 25 milhões de euros.

Elisabete Évora sublinhou ainda o anúncio do primeiro-ministro sobre o processo de aquisição de um barco para a ligação Brava-Fogo-Brava que está em andamento.

No sector da economia azul, adiantou a parlamentar, o OE2026 contempla um montante de 220 milhões de escudos para infraestruturas das pescas em todas as ilhas. 

Por fim, concluiu que o Governo tem feito um grande esforço não só para garantir a existência de uma companhia aérea de bandeira, mas também para assegurar a presença de outras companhias, como acontece com os voos da empresa Esadjet.

Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *