O Presidente da República considerou hoje, que o contexto internacional atual é marcado por elevada complexidade, resultante das transformações em curso na ordem mundial. José Maria Neves apontou a intensificação da competição por recursos e a fragilização do multilateralismo como fatores que têm moldado as relações internacionais.
José Maria Neves falava à imprensa à margem do início da receção dos tradicionais cumprimentos de Ano Novo, que arrancaram na manhã desta terça-feira com a delegação da Assembleia Nacional. Segundo o Chefe de Estado o cenário global tem sido acompanhado por pressões crescentes sobre a democracia em vários países, refletindo um ambiente de instabilidade política e institucional.
Referiu ainda que a tendência para a imposição da lei do mais forte constitui um desafio acrescido para a convivência internacional.
Perante este quadro, alertou para um contexto global marcado por instabilidade, enfraquecimento do multilateralismo e do respeito pelo direito internacional, defendendo que Cabo Verde deve continuar a pautar-se pela defesa da Carta das Nações Unidas, da soberania dos Estados e da solução negociada dos conflitos.
O chefe de Estado apontou igualmente a persistência de assimetrias regionais e problemas de conectividade, sublinhando a necessidade de soluções estruturais para os transportes aéreos e marítimos, sobretudo para ilhas como Brava, São Nicolau e Maio.
Redação Tiver