A partir de 21 de janeiro de 2026, Cabo Verde passará a integrar o Programa de Caução para Concessão de Vistos dos Estados Unidos da América. A medida prevê a prestação de uma caução até 15.000 dólares americanos para requerentes de nacionalidade cabo-verdiana.
A exigência aplica-se a todos os cidadãos que viajem com passaporte cabo-verdiano, independentemente do local onde o pedido de visto seja apresentado. Os requerentes considerados elegíveis para vistos de negócios ou turismo (B1/B2) terão de prestar a caução, cujo valor será definido por um funcionário consular durante a entrevista.
O montante será reembolsado caso o titular cumpra todas as condições do visto e saia dos Estados Unidos antes do fim do período de permanência autorizado. As autoridades esclarecem que os vistos B1/B2 já emitidos e ainda válidos não são afetados pela nova medida.
As autoridades alertam que não deve ser efetuado qualquer pagamento antecipado. O pagamento da caução só deve ser feito após instruções diretas de um funcionário consular.
Fonte: Embaixada dos EUA // Redação Tiver