EXÉRCITO DA SOMÁLIA MATA 17 TERRORISTA DO AL-SHABAB

O exército somali, com a ajuda de parceiros internacionais, matou 17 terroristas do grupo jihadista Al-Shabab numa operação na região central do país, em Shabelle Central. A confirmação foi feita pelo Governo somali.

De acordo com um breve comunicado do Ministério da Defesa da Somália, a operação decorreu na noite de segunda-feira e teve como alvo um local utilizado pelo grupo para “planear e coordenar atividades terroristas, em particular o fabrico e utilização de dispositivos explosivos destinados a ferir civis”.

Além dos jihadistas mortos, as Forças Armadas somali conseguiram “destruir completamente” armas e veículos utilizados pelo grupo terrorista.

A Somália intensificou as operações militares contra o Al-Shabab desde que o presidente do país, Hassan Sheikh Mohamud, anunciou uma “guerra total” contra os terroristas em agosto de 2022.

Desde então, o exército, apoiado por missões da União Africana (UA), tem levado a cabo múltiplas ofensivas contra o grupo, por vezes com colaboração militar dos Estados Unidos e da Turquia em ataques aéreos.

O Al-Shabab, um grupo afiliado da Al-Qaeda desde 2012, realiza frequentemente ataques para derrubar o governo central, que é apoiado pela comunidade internacional, e estabelecer um Estado islâmico wahabita (ultraconservador).

Fonte: Notícias ao Minuto

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *