Na sessão de abertura do I Atelier Nacional sobre as Pescas e a Aquacultura, o Ministro de Estado, da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio Freire, sublinhou que a principal preocupação do Governo é reforçar e ampliar a proteção social dos pescadores e daqueles que se dedicam à agricultura. Segundo o governante, nos últimos anos têm sido feitos esforços significativos para incluir cada vez mais cabo-verdianos no sistema de proteção social.
Em declarações à imprensa, o ministro avançou que o Governo está a trabalhar para aumentar o número de beneficiários e garantir que essas pessoas passem a ter acesso a uma pensão mínima, assegurando maior dignidade e proteção social.
Durante a sua declaração, o governante foi questionado se Cabo Verde é uma referência a nível regional. Em resposta, afirmou que, neste momento, o país já é uma referência pelos números alcançados, mas que a ambição do Governo é ir ainda mais longe e alcançar melhores resultados.
O ministro adiantou ainda que acredita que tudo o que está a ser feito no âmbito da proteção social vai ao encontro do objetivo de reforçar o apoio àqueles que mais precisam, aumentando a cobertura e a eficácia das medidas de proteção social.
Por fim, afirmou que o Governo está fortemente empenhado em estar na linha da frente, preparando o país para melhor se adaptar à natureza e construir medidas sustentáveis que contribuam para a melhoria da qualidade de vida de cada cidadão.
Redação Tiver