LÍDERES POLÍTICOS DESTACAM PAPEL DE AMÍLCAR CABRAL NA INDEPENDÊNCIA

À margem das celebrações do Dia dos Heróis Nacionais, também os líderes políticos deixaram reflexões sobre o significado histórico de Amílcar Cabral no processo de independência de Cabo Verde, o Primeiro-Ministro sublinhou a ligação entre a figura de Amílcar Cabral e a libertação nacional, reconhecendo a existência de diferentes leituras sobre o percurso histórico do país. Já o presidente do PAICV destacou o simbolismo da data e a importância da diversidade de interpretações sobre a história, no quadro da liberdade e da construção do Estado cabo-verdiano.

Em declarações à imprensa, o Primeiro-Ministro, afirmou que o processo de independência estão ligados à figura de Amílcar Cabral, embora reconheça a existência de diferentes leituras sobre o percurso histórico do país.

Referiu que, apesar das interpretações variadas sobre os acontecimentos e personalidades, é amplamente considerado o papel libertador desempenhado por Amílcar Cabral no processo de independência, sublinhando que a condução política do regime após a independência não lhe pode ser atribuída.

Por sua vez, o presidente do PAICV, destacou que a comemoração do aniversário de Amílcar Cabral constitui um marco relevante para Cabo Verde,  e acrescentou que, à semelhança de outros países, Cabo Verde possui várias datas significativas, cuja interpretação pode variar consoante cidadãos, instituições e entidades, enquadrando essa diversidade de perceções no exercício da liberdade.

O 20 de Janeiro assinala o 53.º aniversário do assassinato de Amílcar Cabral, fundador do PAIGC e figura central da história africana, em especial a de Cabo Verde e da Guiné-Bissau, que liderou a luta contra o colonialismo português.

Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *