A obra de requalificação da orla marítima de Queimada Guincho, no município dos Mosteiros, é consignada hoje à empresa Elevolution Engenharia, num investimento governamental de aproximadamente 300 mil contos e com um prazo de execução de um ano.
O acto de consignação que marca o início da obra será presidida pelo presidente do conselho de administração da Infraestruturas de Cabo Verde, que chegou quinta-feira à ilha do Fogo para o efeito, segundo uma fonte da edilidade dos Mosteiros.
A requalificação da orla marítima de Queimada Guincho está integrada no projecto de Melhoria da Conectividade e das Infraestruturas Urbanas (PMCIU) e tem como objectivo principal valorizar a localidade, impulsionar o desenvolvimento urbano e proporcionar uma melhoria significativa na qualidade de vida da população.
Entre as principais componentes do projecto de requalificação de Queimada Guincho, destacam-se a construção de uma nova estrada, a criação de ciclovias e vias pedonais, a instalação de passadiços de madeira e miradouros, a edificação de muros em betão e pedra e a requalificação da estrada entre o posto Shell e o cemitério local.
A empreitada representa uma intervenção estruturante para o município dos Mosteiros e vai promover a mobilidade, a segurança e o aproveitamento sustentável da orla marítima.
Este projecto representa um passo na modernização e dinamização da infraestrutura urbana do município dos Mosteiros e da ilha do Fogo e assegura um desenvolvimento sustentável das comunidades locais.
O projecto foi socializado no final de Fevereiro de 2025 e passou por várias etapas, nomeadamente o lançamento do concurso público para selecção de empresa responsável pela sua execução.
Para o presidente da Câmara Municipal dos Mosteiros, Fábio Vieira, trata-se de um projecto “há muito aguardado” que trará uma “nova centralidade” ao município, alinhando-se com a estratégia local de promoção da requalificação urbana e do turismo.
A obra deverá estar concluída no prazo de 12 meses, contados a partir da data da assinatura do auto de consignação que decorre hoje.
Fonte: Inforpress // Redação Tiver