O secretário-geral do PAICV, Vladmir Ferreira, garantiu, que o partido já dispõe de uma estrutura política organizada para vencer as eleições legislativas e dar resposta aos problemas da ilha “ignorados pelo MpD”. Em declarações à imprensa, no término de uma visita ao Maio, Vladmir Ferreira afirmou que o actual Governo falhou no cumprimento dos compromissos assumidos com a ilha ao longo de dez anos de governação, o que, no seu entender, resultou na persistência de vários constrangimentos estruturais.
Segundo o secretário geral do PAICV, dos compromissos assumidos pelo Governo desde 2016 e que não foram concretizados resultam diversos problemas, salientando que a ilha do Maio continua a carecer de um sistema de transportes que assegure o abastecimento regular de mercadorias, tanto para o consumo como para a construção civil.
O dirigente do PAICV destacou ainda que o Maio tem sido, no seu entendimento, sufocado pelo Governo central desde a vitória do partido nas últimas eleições autárquicas, apontando dificuldades no acesso a fundos para o desenvolvimento local e entraves à implementação de projectos estruturantes.
Vladmir Ferreira disse ter constatado uma grande vontade por parte dos operadores económicos locais em dinamizar a economia da ilha, nomeadamente nos sectores do turismo, comércio e pesca, defendendo, contudo, que o Maio necessita de um Governo que compreenda as suas especificidades e mantenha uma articulação mais eficaz com a Câmara Municipal.
Neste contexto, assegurou que o PAICV está politicamente preparado para as eleições legislativas, tanto a nível regional como nacional, considerando que o actual primeiro-ministro terá pouco a apresentar aos maienses em termos de balanço governativo.
Por fim, afirmou que, a nível nacional, o partido já dispõe de toda a estrutura montada e está a consolidá-la nas regiões para vencer as eleições, acrescentando que, a partir de 17 de Maio, com o regresso do PAICV ao poder, será iniciado um processo de correcção das anomalias identificadas e implementado o projecto denominado Cabo Verde para Todos.
Fonte: Inforpress // Redação Tiver