CABO VERDE MARCA PRESENÇA NO WEB SUMMIT CATAR 2026

Cabo Verde marcará presença no Web Summit Catar 2026, que decorre em Doha, entre os dias 1 e 4 de Fevereiro, reforçando o posicionamento do país como um hub digital emergente e um parceiro credível no ecossistema tecnológico internacional.

“A participação de Cabo Verde no Web Summit insere-se na estratégia nacional de promoção da Economia Digital, atracção de investimento estrangeiro, valorização do talento cabo-verdiano e afirmação do país como um actor relevante nos debates globais sobre tecnologia, governação e desenvolvimento sustentável”, explicou o Governo, em nota.

A delegação cabo-verdiana será liderada pelo Secretário de Estado da Economia Digital, Pedro Lopes, que terá uma agenda de alto nível ao longo do evento.

No âmbito do programa oficial do Web Summit, o Secretário de Estado será orador num painel de alto nível subordinado ao tema “Democracy under pressure”, ao lado do Ministro da Informação do Líbano, Paul Morcos. O painel abordará os desafios contemporâneos das democracias num contexto de transformação digital, desinformação e novas tecnologias.

Está igualmente prevista a realização de uma conferência de imprensa para os media internacionais, durante a qual Pedro Lopes apresentará a visão estratégica de Cabo Verde como hub digital no Atlântico, destacando o país como uma plataforma estável, aberta e competitiva para investimento tecnológico, inovação e talento global.

Nesta ocasião, o Secretário de Estado estará acompanhado pela SONA, empresa internacional de Inteligência Artificial que pretende estabelecer-se em Cabo Verde, utilizando o país como base para operar no mercado global, bem como pela AfricanDevstartup cabo-verdiana que actua no recrutamento e colocação de talento africano para empresas do mercado brasileiro, com forte enfoque em tecnologia e inovação.

Pedro Lopes será ainda orador no AfriConnect Doha, um evento paralelo dedicado à conexão de africanos e da diáspora africana nas áreas da tecnologia, inovação e empreendedorismo, reforçando o papel de Cabo Verde como ponte entre África, Europa e as Américas.

Fonte: Expresso das Ilhas // Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *