PR REALÇA EMPODERAMENTO E PARTICIPAÇÃO NO FIM DA PRESIDÊNCIA NA DIÁSPORA

Após a agenda de trabalho realizada em Paris, Marselha e Lyon, o Chefe de Estado manifestou a convicção de que a diáspora cabo-verdiana se encontra mais forte, mais integrada e mais preparada para contribuir para o desenvolvimento de Cabo Verde. Na ocasião, sublinhou que “não há manchas que diminuam a comunidade cabo-verdiana em França”.

O Presidente da República destacou uma comunidade respeitada, empoderada e com grande vontade de investir no país, sublinhando a necessidade de acelerar a digitalização dos serviços públicos, para permitir novos mecanismos de participação, melhorar o atendimento aos emigrantes e resolver questões estruturais, como os transportes inter-ilhas e o ambiente de negócios.

Neves defendeu a necessidade de criar condições para um atendimento mais célere às demandas dos cabo-verdianos residentes no exterior, bem como de reforçar a digitalização dos serviços, de forma a facilitar o contacto com a Administração Pública.

O Chefe de Estado salientou, ainda, uma agenda de cooperação bilateral e multilateral encetada, com destaque para o encontro com o homólogo Emmanuel Macron, que evidenciou uma forte abertura da França para desenvolver a cooperação económica, política e empresarial com Cabo Verde, apoiar a resiliência dos pequenos Estados insulares e estimular o investimento privado no arquipélago.

O Presidente da República anunciou convites dirigidos a várias personalidades francesas e internacionais para visitas oficiais a Cabo Verde, nomeadamente ao Presidente Macron e ao Arcebispo de Marselha.

Já em meados deste mês, José Maria Neves deverá receber o Diretor-Geral da UNESCO, em Adis Abeba, num evento de Alto Nível que irá promover, no quadro da sua agenda para a Preservação do Património Natural e Cultural de África.

Em maio, deverá deslocar-se para Cabo Verde a Secretária-Geral da OIF e o Ministro do Ultramar da França, para participarem na Cimeira da Criolidade, a ser promovida pelo Chefe de Estado.  

Fonte: PR // Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *