A Procuradoria-Geral da República e as autoridades neerlandesas reforçam a cooperação judiciária, apostando na formação especializada e na troca de experiências institucionais. A iniciativa visa consolidar práticas modernas, eficazes e integradas no combate à criminalidade complexa.
A informação foi avançada pelo procurador-geral da República, Luís José Landim, na sua página oficial do Facebook, depois de participar, de 02 a 07 de Fevereiro, numa visita técnica internacional a Roterdão, nos Países Baixos.
A visita enquadrou-se no reforço da cooperação internacional e da partilha de boas práticas no domínio das investigações complexas.
Na base de um convite das autoridades neerlandesas, a deslocação inseriu-se num programa de trabalho dedicado a Cabo Verde para o ano de 2026, tendo como principal objectivo a análise de investigações em curso, bem como a promoção de um intercâmbio técnico e institucional entre profissionais da justiça e da investigação criminal.
“Durante a missão, a delegação cabo-verdiana manteve encontros de alto nível com o Procurador-chefe do Ministério Público de Roterdão e com o Comandante da Polícia da Unidade de Roterdão, reforçando os laços de cooperação judiciária e policial entre Cabo Verde e os Países Baixos”, avança a mesma fonte.
A delegação cabo-verdiana teve a oportunidade de efetuar visitas guiadas a laboratórios especializados, permitindo assim contacto direto com infraestruturas técnicas utilizadas em investigações complexas, bem como a apresentação do sistema jurídico neerlandês, com especial enfoque na organização e tramitação dos processos judiciais.
A nível da modernização da investigação criminal, participaram em sessões dedicadas à investigação criminal digital e análise, incluindo uma visita ao espaço de desenvolvimento onde foram partilhadas metodologias, ferramentas tecnológicas e boas práticas aplicadas à análise criminal e à perícia digital.
A missão proporcionou igualmente um contacto directo com as estruturas operacionais de Roterdão, criando um espaço de reflexão conjunta sobre desafios contemporâneos e boas práticas em investigações de grande escala, designadamente nas áreas da investigação forense, investigação tática, forense digital e análise criminal.
A delegação teve ainda a oportunidade de participar no encontro com o conselheiro do ministro da Justiça dos Países Baixos, subordinado ao tema “Estratégia operacional para a África Ocidental”, reforçando a dimensão estratégica da cooperação entre as duas nações.
Com esta participação, as autoridades cabo-verdianas reafirmam o compromisso com o fortalecimento da cooperação judiciária internacional, a valorização da formação especializada, a troca de experiências institucionais e a consolidação de práticas modernas, eficazes e integradas no combate à criminalidade complexa.
O procurador-geral da República fez-se acompanhar de um magistrado do Ministério Público e uma delegação da Polícia Judiciária, chefiada pelo director nacional da Polícia Judiciária e por inspetores-chefe e inspetores-coordenadores.
Fonte: Inforpress // Redação Tiver