PROTECÇÃO CIVIL LANÇA CAMPANHA DE PREVENÇÃO DE INCÊNDIOS

O Serviço Nacional de Protecção Civil e Bombeiros (SNPCB) iniciou uma campanha nacional de sensibilização para a prevenção de incêndios, motivada pelo aumento de biomassa seca resultante das recentes chuvas, anunciou hoje o presidente da instituição.

Em declarações à Inforpress, o presidente do SNPCB, Domingos Tavares, explicou que, à semelhança dos anos anteriores, a corporação está a intensificar as acções de preparação e prevenção junto das comunidades, numa altura em que o risco de propagação de fogos aumenta.

O responsável sublinhou que a necessidade desta intervenção foi reforçada devido às fortes chuvas registadas recentemente, nomeadamente no mês de Novembro no interior de Santiago, que provocou um crescimento acentuado de vegetação que, ao secar, transforma-se em “combustível seco”.

“Vamos trabalhar no sentido de consciencializar e sensibilizar as pessoas para evitarem fazer queimadas. Para além de danificar os terrenos, é um risco enorme para a propagação de focos de incêndio”, elucidou Domingos Tavares, alertando que esta prática é recorrente em ilhas como Santiago, Santo Antão e São Nicolau.

Para além da vertente pedagógica, o SNPCB está focado no reforço da capacidade de resposta operacional.

Questionado sobre a falta de meios, Domingos Tavares assegurou que está em curso um projecto para a aquisição de novos equipamentos e materiais destinados a todas as corporações de bombeiros do país.

“Temos a convicção de que, no decorrer deste ano, vamos adquirir mais equipamentos para serem distribuídos”, garantiu o responsável, apontando que haverá também melhorias significativas em termos de recursos humanos.

Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *