A ilha do Maio atingiu 98 por cento (%) de cobertura de ligação domiciliária de água potável, passando a registar “uma das taxas mais elevadas do país” neste domínio, anunciou o presidente da autarquia.
O resultado, segundo Rely Brito, decorre da implementação de um projeto financiado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), que permitiu beneficiar 114 famílias, abrangendo diretamente 389 pessoas, entre as quais 190 crianças, 123 mulheres, 76 homens, 21 idosos e 11 pessoas com deficiência.
Com a concretização da iniciativa, o município reforça o acesso das populações à água canalizada, melhorando as condições de vida das famílias e das instituições locais.
Segundo o presidente da Câmara Municipal do Maio, Rely Brito, o objetivo passa agora por alcançar a cobertura total na ilha.
O autarca reconheceu que os desafios ainda são significativos, sobretudo em habitações em situação de litígio e em zonas onde as redes se encontram mais distantes.
Casos que, segundo a mesma fonte, exigem estudos técnicos específicos, mas manifestou confiança de que, ainda no decurso do atual mandato, será possível atingir os 100% de cobertura de água canalizada.
Redação Tiver