Um sismo foi sentido ao final da manhã desta quinta-feira na região de Lisboa. As primeiras análises apontam para uma magnitude de 4,1 na escala de Richter. De acordo com informações recolhidas pelo PÚBLICO junto do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o primeiro abalo foi registado às 12h14.
O epicentro teve lugar quatro quilómetros a noroeste de Alenquer. O IPMA prosseguirá com a recolha de dados do evento e remete para mais tarde esclarecimentos adicionais.
Pelas 12h30, os bombeiros sapadores de Lisboa não tinham registo de ocorrências provocadas pelo sismo, à semelhança dos de Alenquer, localidade mais próxima do epicentro. A Protecção Civil confirma também que não há, até ao momento, registo de danos pessoais ou materiais provocados pelo sismo.
O geólogo João Duarte, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, adianta que o movimento da falha que esteve na origem do sismo é pouco profundo, tendo ocorrido a apenas 15 quilómetros da superfície.
“É um sismo relativamente superficial, o que faz com que seja muito sentido”, contextualiza o geólogo, que cita os registos do IPMA sobre a profundidade, acrescentando que o sismo foi sentido, além de Alenquer, a terra mais perto do epicentro, em Leiria, Sesimbra, Tomar, Caldas das Rainha, Cascais ou Montemor-o-Novo.
Fonte: Público