A Associação da Língua Materna Cabo-verdiana, realiza este sábado, no Platô, na cidade da Praia, uma “Feira da Língua Materna”. O objetivo é comemorar o Dia Internacional da Língua Materna, assinalado anualmente a 21 de Fevereiro.
Segundo informações avançadas pela associação, o evento tem como propósito central a divulgação da língua crioula cabo-verdiana através de uma abordagem diversificada, que conjuga actividades lúdicas e científicas.
Entre as iniciativas programadas constam momentos de animação cultural, “estória-estória”, sessão “conhecer a nossa língua”, poesia, adivinhas, jogo de sinónimos e um espaço de “microfone aberto”, permitindo a participação directa dos cidadãos e amantes da língua materna.
O Dia Internacional da Língua Materna é celebrado a 21 de Fevereiro desde 1999, tendo sido instituído pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.
A data tem como objectivo promover o direito de todos os povos a utilizarem a sua língua materna em todas as esferas da vida, bem como sensibilizar os governos para o respeito pelos direitos humanos de natureza linguística.
A Associação da Língua Materna Cabo-verdiana aproveita a efeméride para reiterar a defesa de uma política linguística explícita, organizada e planificada, adequada à realidade sociolinguística de Cabo Verde e alinhada com os direitos humanos linguísticos, a ciência linguística, a didáctica das línguas, a agenda educativa global e a prática linguística dos cidadãos cabo-verdianos.
Fonte: Inforpress // Redação Tiver