A equipa da ultramaratona cabo-verdiana foi ao 31º Campeonato do Mundo de Ultramaratona nos 100 quilómetros, a ser realizado a 26 e 27 de Agosto em Bernau, parte a 23 do corrente para a competição.
Segundo apurou a Inforpress junto de uma fonte da Federação Cabo-verdiana de Atletismo, Cabo Verde vai estar representado por uma equipa nacional composta por quatro atletas e um treinador.
Os atletas José Cabral “capitão”, Orlando Tavares “Águias”, Nelito Moreira e Jailson Oliveira, e o treinador Pier Scaramelli já estão inscritos pela federação nacional da modalidade junto da Associação Internacional de Ultramaratona (IAU).
A grande novidade neste quarteto de atletas é a entrada do jovem sanvicentino Jailson Oliveira, guia da atleta paralímpica Heidilene Oliveira com baixa visão (classe T12) e que, recentemente, conquistou a medalha de ouro nos 400 metros, prata nos 200 metros e bronze nos 100 metros no World Para Athletics Grand Prix Series’2022 na Tunísia.
O 31º Campeonato Mundial de 100k é co-organizado pela Associação Alemã de Ultramaratona (DUV) e IAU com o apoio activo da cidade de Bernau.
A organização conta ter cerca de 500 atletas de todo o mundo nesta competição em uma volta de 7,5 km no distrito de Waldfrieden, sendo que a linha de partida e a de chegada estão no património mundial da UNESCO “Bauhaus”.
Fonte: Inforpress // Redação Tiver