A varíola do macaco continua a espalhar-se pelo globo com o número de casos a crescer 20% durante a última semana. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, quase todas as infeções estão a ser relatadas nos continentes europeu e americano.
Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da organização, revelou: “Mais de 35 mil casos de Monkeypox foram até agora notificados em 92 países e territórios. Quase 7.500 casos foram notificados na semana passada, um aumento de 20% em relação à semana anterior, que também foi mais de 20% do que na semana anterior”.
O responsável da OMS revelou ainda um total de 12 mortes relacionadas com a Monkeypox, fora de África, onde o vírus é normalmente encontrado.
A OMS lembra que embora a maioria dos casos notificados seja entre homens que fazem sexo com outros homens, o vírus pode ser apanhado através do contacto íntimo entre quaisquer indivíduos infetados.
Há campanhas de vacinação em curso em muitos países, mas os especialistas dizem que a vacina não é a solução para controlar as infeções e que é importante tomar precauções como reduzir o número de parceiros sexuais ou evitar sexo em grupo.
Fonte: Euronews