No dia da independência da Ucrânia, Volosymyr Zelenskyy prometeu que o país “vai lutar até ao fim sem quaisquer conceções ou compromissos com a Rússia”. Esta declaração acontece no dia em que se assinalam seis meses de guerra.
Esta terça-feira, o Presidente ucraniano já tinha alertado a população para ter um cuidado particular neste aniversário devido a potenciais ameaças russas, mas garantiu que a Ucrânia tudo fará para proteger os cidadãos.
As Forças Armadas da Ucrânia, os nossos serviços secretos vão fazer tudo para proteger as pessoas, mas sigam as regras de segurança. – Volodymyr Zelenskyy
Seis meses após o início do conflito, os cidadãos ucranianos lamentam as perdas provocadas pela guerra.
“Estou cansado disto. Quero paz e sossego. Uma vida calma e planear o futuro. Acredito que a guerra vai acabar em breve e que vamos vencer”, disse um habitante ucraniano de Mykolaiv.
Entretanto, no terreno os combates continuam. Na região de Donetsk, as autoridades pró-russas dão conta de quatro mortos nos últimos bombardeamentos na região e acusam o exército ucraniano de visar civis, com armas fornecidas pelo ocidente.
Fonte: Euronews