O Orçamento de Estado para o ano económico de 2023 vai investir no desporto com um “forte pacote” de investimento em infra-estruturas desportivas na ordem dos 600 mil contos, revelou o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva.
Durante a apresentação do Orçamento do Estado para 2023, o chefe do Governo ressaltou ainda que as taxas sobre o álcool e tabaco vão registar um ligeiro aumento e que as receitas resultantes desse incremento, 160 mil contos, serão investidas em desporto e juventude.
O Orçamento, explicitou, prevê isenção de direitos aduaneiros e do Imposto sobre o Valor Acrescentado na construção de infra-estruturas desportivas da iniciativa de federações, associações desportivas, clubes desportivos e câmaras municipais, deixando garantias que “o desporto escolar vai ser relançado”.
Aos jovens, garantiu que o OE’2023 investe na formação profissional e reconversão profissional, em estágios profissionais e em empreendedorismo jovem, com incentivos às entidades empregadoras que contratem jovens, estímulos fiscais e financeiros aos Start-up Jovem, fomento de micro finanças e investimento na formação profissional de jovens em prestação de serviço militar.
Com o Banco Africano de Desenvolvimento, o executivo prometeu desenvolver um modelo de banco de investimento para jovens empreendedores aumentando a capacidade de financiamento dos seus projectos.
O Orçamento do Estado para o ano económico 2023 é de 77 milhões de contos, um acréscimo de quatro/cinco por cento em relação ao do ano 2022.
Fonte: Inforpress // Ad: Redação Tiver