A Secretária de Estado, dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Miryan Vieira, participou, nesta quinta-feira, na reunião preparatória da XVIIIª Cimeira da Francofonia, em Djerba, Tunísia, entre os dias 19 e 20 de novembro.
A reunião, virtual, que contou com a participação dos Ministros e Secretários de Estados dos Negócios Estrangeiros, dos países membros da Francofonia, foi presidida pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros da Tunísia, que detém a presidência rotativa da Organização.
A próxima Cimeira elege como tema “Conetividade na diversidade: a Digitalização, vetor de desenvolvimento e solidariedade no espaço francófono”.
Na sua intervenção a SENEC, em nome do Governo de Cabo Verde, considerou que o tema escolhido para a próxima cimeira é adequado e relevante, “tendo em conta a necessidade de um debate aprofundado sobre a governança digital em nosso espaço francófono, repleto de diversidade”.
“O tema trata dos desafios da conectividade, exclusão digital em termos de disparidade social, considerando camadas mais vulneráveis da população como mulheres e meninas, jovens que precisam de ferramentas digitais. Mas também a fratura digital em termos de lacunas e desigualdades entre os países com diferentes níveis de desenvolvimento e acesso diferenciado ás novas tecnologias de comunicação e informação”, referiu Miryan Vieira.
Na Cimeira, estão previstas duas sessões temáticas a serem apresentadas, nomeadamente, “Mulheres e jovens, alvos prioritários da Francofonia” e “Digital, uma ferramenta prioritária para a Francofonia”.
Sobre a primeira sessão, a SENEC observa que será obviamente uma oportunidade para partilhar boas práticas relacionadas com as políticas destinadas a promover o empoderamento das mulheres e da igualdade de gênero bem como as relacionadas com o desenvolvimento e reforço de talentos, direcionadas sobretudo para os jovens.
A segunda sessão também, segundo a SENEC, é de grande importância, uma vez que apoia a ideia de uma abordagem bem integrada na Francofonia, assente em ações comuns ou de convergência em matéria Governança da internet que permitirá a realização e o cumprimento das aspirações de Espaço Francófono.
De realçar que essa XVIII Cimeira, que vai contar com a presença dos Chefes de Estados e de Governos, marcará a celebração do cinquentenário da Francofonia.
Fonte: MNE // Redação Tiver