A globalização do mercado da moda transformou num cenário mundial de negócios, levando muitas agências a ultrapassar as fronteiras geográficas de seus países visando expandir e aumentar a sua competitividade.
O processo de internacionalização das agências cabo-verdianas, parece desenvolver-se de forma irreversível, à medida em que as agências se movem em direção à arena internacional, na busca de conquistar novos mercados, obter posições estratégicas, ou ainda satisfazer o desejo de internacionalizar-se.
Em Cabo Verde, este movimento tem vindo a crescer. Quem garante é Maura Carvalho, mentora da agência de moda MFashion, fundada oficialmente em 2018, na cidade da Praia, juntamente com o sócio Manik Ismael.
A agência é considerada a primeira a render uma equipe de modelos fora do padrão, (desde crianças, adolescentes e jovens), com objetivo de desenvolver colaborações, projetos, parcerias exclusivas e inclusão social
Com destaque em publicidade, fotografia, vídeos, protocolos, make up, desfiles entre outros, atualmente a agência conta com mais de 50 modelos inscritos e alguns com contratos internacionais.
Numa entrevista, a mentora Maura Carvalho afirma, que agência está determinada no sentido de encontrar o que é especial em cada modelo, apresentando cada um como “original”, cujo objetivo é promover moda nacional, levando assim a internacionalização, só assim Cabo Verde estará representado da melhor forma.
O processo de internacionalização dos modelos da agência Mfashion, surgiu com uma parceria da agência Internacional Da Banda Model, com o período de longa data.
Este processo conforme a entrevistada avança, baseia-se nos critérios atuado nos termos legais, na qual o perfil dos modelos, incluindo a beleza e o conhecimento, deve enquadrar no mesmo, adquirindo assim o contrato, ou seja, o agenciamento internacional.
Conforme ela, até agora foram internacionalizados dois modelos. Érica Lima, que já se encontra em Portugal, com contrato de agenciamento com a agência Da banda Model. A modelo já representou o país nas passarelas de Portugal Fashion Week e na Moda Lisboa.
Para o futuro, a mentora afirma que quer oficializar uma escola de moda em Cabo Verde, para conquistar mais palcos em diferentes países, só assim os jovens terão oportunidades de brilhar internacionalmente.
Redação Tiver