ABERTURA DO ANO JUDICIAL: MJ REGOZIJA-SE COM A JUSTIÇA EM CV

A Ministra da Justiça afirmou que nesses últimos anos já se fizeram recrutamento de cerca de 100 oficiais de justiça, uma trintena de Magistrados Judiciais e Ministério Público entre outros investimentos. Joana Rosa falava na abertura do ano Judicial, que ocorreu hoje na cidade da Praia, regozijando o trabalho do Governo, no sector da justiça.

A Ministra que tutela a pasta da Justiça avançou que já fizeram muitos investimentos em matéria da justiça apontando alguns feitos como o recrutamento de cerca de 100 oficiais de justiça, três dezenas de magistrados judiciais e do Ministério Público.

Sublinhou ainda os avanços nas infra-estruturas, referindo que o Campus da Justiça se encontra na fase final de conclusão, e anunciou a criação de novos juízos, como os de instrução criminal e de comércio, além da instalação do Tribunal da Comarca de São Miguel, que entrará em funcionamento a 1 de Outubro.

A modernização do sistema de informação, o processo penal já em funcionamento e o processo civil prestes a ser implementado são entre outras medidas.

Joana Rosa realçou que os desafios na justiça se resumem em aquilo que é a situação da morosidade da justiça e pendencias processuais.

Adiantou que quando se aprovou o pacote recentemente no parlamento, a intençao e a visão do governo foi de arranjar mecanismos para que se possa debelar os processos pendentes nos tribunais.  

A governante realçou sobre a elevaçao da comarca na ilha do Sal a categoria de acesso final, a criaçao da comarca em Sao Miguel que vai entrar em funcionamento no dia 1 de outubro, essa demora por haver dificuldades na colocaçao de um juíz.

Joana Rosa demonstrou preocupação também com a formaçao e a capacitaçao dos magistrados, contudo garantiu que o governo vai criar condiçoes.

Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *