“Gasosa & Outros Retalhos de uma Manta”, é o novo livro do escritor Abraão Sena, que será lançado no dia 28 de julho no Salão Beijing da Presidência da República. A obra, que nasceu da observação do quotidiano, de memórias guardadas e do afeto familiar, é celebrada num evento preparado pela família, que transforma o lançamento numa homenagem à vida e à escrita.
O livro nasceu de forma inesperada, durante um tratamento de saúde feito fora do hospital, com o apoio da sobrinha médica e outros profissionais, onde o autor encontrava refúgio na escrita. Sentado à beira da cama com vista pela janela e alma cheia de memórias, começou a registar pequenas histórias, pedaços soltos do quotidiano que ganharam forma, cor e voz. A filha ao perceber o valor daquelas histórias, incentivou a sua publicação. Com o apoio da família, mulher e Soca reuniu os textos, tratou da edição e ofereceu-lhe, em forma de surpresa, um livro pronto para partilhar com o público
O título surge de um dos 54 contos curtos, sendo que todos os textos são pequenos retalhos de realidade, com humor, crítica, ternura e nostalgia. Histórias que raramente ocupam mais de duas páginas, mas que carregam o peso e a leveza da vida.
O lançamento do livro vai acontecer num ambiente simbólico, “salão beijing”, onde se cruzam literatura, afeto e gratidão. Mais do que a apresentação de um livro, o momento vai ser a celebração de uma vida dedicada à escrita, à observação e à partilha de uma manta feita de histórias, costurada com amor.
Abraão Sena, que sempre foi um amante da escrita, começou a sua jornada com crónicas em alguns jornais, e mais tarde teve a sua colaboração no livro “Cinquentenário sob Leitura”, logo em seguida publicou dois livros, “Bricabraque” e “Á espera das trevas”. A sua mais recente publicação vai ser “Gasosa & Outros Retalhos de uma Manta”, que é uma trilogia da sua segunda obra.
Redação Tiver