Um total de 20 pessoas morreram carbonizadas na província moçambicana de Manica depois de uma viatura ligeira de transporte de passageiros, sobrelotada, em que seguiam, ter embatido num caminhão de carga e capotado. A informação foi avançada pelas autoridades e sobreviventes.
O acidente envolveu um transporte semicolectivo de passageiros que fazia o trajecto Chimoio – distrito de Guro, sendo que este embateu num camião que seguia no sentido contrário.
A carrinha, com uma lotação prevista de 15 passageiros, circulava com 22 passageiros, dos quais apenas dois sobrevieram.
Em declarações por telefone, David Frank, administrador distrital de Barué, contou que a viatura “capotou e pegou fogo, e muitas pessoas ficaram carbonizadas no carro, confirmamos 20 corpos que foram transportados para a morgue do hospital distrital de Catandica”.
O admnistrador que esteve no local do acidente disse que as autoridades de saúde estavam a trabalhar na identificação dos corpos, que estão totalmente carbonizados.
O acidente foi causado por uma nuvem de fumo, provocada por queimadas descontroladas, que havia tomado a estrada, que liga as províncias de Manica e Tete, no centro de Moçambique, impedindo a boa visibilidade, contou um sobrevivente.
Num vídeo amador enviado à Voz da América veem-se várias pessoas desesperadas e em pranto para se aproximar da carrinha para salvar os passageiros, mas a intensidade das chamas impedia-as.
Um dos dois sobreviventes disse que a viatura de transporte de passageiros, superlotada, tinha passado por pelo menos seis postos de controlo da Polícia.
Fonte: Voa