ACORDO DE PESCA “É PRATICAMENTE UMA CÓPIA” DOS ANTERIORES

O presidente da Associação dos Armadores de Pesca (Apesc) cabo-verdiano considerou hoje que o novo acordo de pesca do país com a União Europeia “é praticamente uma cópia” dos anteriores, “sem vantagens” para o arquipélago. Susano Vicente referia-se à renovação do acordo de parceria no domínio da pesca entre Cabo Verde e a União Europeia (UE) divulgada quarta-feira, 24.

Susano Vicente sintetizou que ou tem havido um descuido sistemático nos processos de negociação, ou alguém quer se posicionar deliberadamente como inimigo dos armadores de pesca e dos pescadores. Sobre as anunciadas vantagens para Cabo Verde, Susano Vicente referiu que é difícil dizer se o acordo é vantajoso ou não para o país, já que “não há dados disponíveis” para permitir opinar neste aspecto, acrescentando que eles não têm acesso aos relatórios, havendo todo um ambiente de secretismo a volta do assunto.

 O presidente da Apescindicou ainda que as pessoas que têm feito parte das comissões mistas têm sido todas quadros da Função Pública e que com as trocas de governos e de ministros, e consequentes “danças das cadeiras”, muitos dos quadros que eventualmente participaram duma comissão anterior podem não ter a oportunidade de participar de um posterior.

Isto, continuou, deixa as equipas cabo-verdianas em desvantagem negocial, não por falta de competência, pelo contrário, mas por falta domínio de dossiês anteriores que são de “importância vital” nos processos de negociação.Sobre as anunciadas contrapartidas do emprego e do reforço da indústria da pesca em Cabo Verde com este acordo, Susano Vicente é categórico, afirmando que: “Não, não está a acontecer, infelizmente”. 

De realçar que oacordo vai permitir que 56 navios de pesca dos Estados-membros da UE acedam às águas de Cabo Verde até 2029, sendo a frota europeia constituída por 24 atuneiros cercadores, 10 atuneiros de linha e vara e 22 palangreirosde superfície que navegam em Espanha, França ou Portugal e pescam atum e espécies associadas.

Fonte: Inforpress // Ad: Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *