A presidente da Associação Crianças Desfavorecidas, chamou hoje a atenção dos pais para serem mais atentos no acompanhamento aos filhos quando utilizam a internet. Lourença Tavares, alertou que é preciso vigiá-los em tudo o que fazem para evitar perigos.
Lourença Tavares, que falou a propósito do Dia Internacional das Crianças Inocentes Vítimas de Agressão, que se comemora hoje sob o lema “Proteger a criança, é a responsabilidade de todos”, enfatizou que a Acrides tem estado a “apostar fortemente” no combate à violência através da internet.
Contou que há várias crianças e famílias a sofrerem com isto e que esta associação tem estado a ouvir sempre os pais e encarregados de educação a se queixarem dos problemas que estão a enfrentar fazer o uso excessivo da internet por crianças.
Segundo a mesma fonte, a internet traz coisas positivas e negativas para as crianças, por isso reforça a importância de se ter acompanhamento regular, com orientações e limites, no sentido de dar às crianças “maior segurança possível e proteção”.
Apelou ainda à privacidade de esforços de todos para a protecção das crianças face ao mundo digital e à violência que existe através da internet.
O presidente da Acrides aproveitou a oportunidade para enaltecer a todos aqueles que têm contribuído com ações importantes para proteger as crianças.
Deixou uma mensagem para todas as crianças para viverem cada etapa da vida de forma plena, mas sempre com segurança, procurando constantemente informações para serem prevenidas contra perigos que por vezes estão à espreita quando utilizam a internet principalmente as redes sociais.
Para comemorar estes dados, avançou que o momento alto da celebração é uma cerimónia de assinatura do protocolo entre Acrides e o Nosi, na perspectiva de capacitar as crianças embaixadoras de Cabo Verde de como utilizar a internet e depois comunicar com os colegas sobre a matéria.
No período da tarde, a Acrides vai ainda promover uma roda de conversa com crianças, encarregados de educação da zona de Paiol, na cidade da Praia, sobre os direitos das crianças e a sua importância na sociedade.
O Dia Internacional das Crianças Inocentes Vítimas de Agressão é realizado anualmente em 04 de junho.
Foi proclamado pela Assembleia Geral da ONU, no dia 19 de Agosto de 1982, com o objectivo de evidenciar e reconhecer a realidade de muitas crianças que vivem, desde contextos de guerra, violência sexual entre outros homens.
É também um dia de consciencialização e reflexão dedicado a crianças vítimas de abusos físicos, mentais e emocionais.
Inforpress // Redação Tiver