A Associação dos Escuteiros de Cabo Verde, está a participar, com uma delegação composta por cinco membros, na 43ª Conferência Mundial de Escuteiros, que decorre no Cairo, Egipto, de 17 a 23 deste mês. O evento conta com a presença de várias organizações internacionais de relevo, incluindo a Organização Mundial de Saúde, Alwaleed Philanthropies, e o Gabinete do Alto-Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos.
Esta conferência, reúne mais de dois mil escuteiros representando 176 organizações de 216 países.
A mesma fonte explica que a delegação cabo-verdiana, predominantemente composta por jovens, terá a oportunidade de participar num fórum crucial de tomada de decisões que impactarão o futuro do Escutismo Mundial.
O evento conta com a presença de várias organizações internacionais de relevo, incluindo a Organização Mundial de Saúde, Alwaleed Philanthropies, e o Gabinete do Alto-Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos. Entre os destaques da conferência, está a participação da Secretária-Geral Adjunta das Nações Unidas, Amina Mohammed, que, além de proferir o discurso de abertura, enquadrará um diálogo sobre liderança.
Ao longo dos sete dias de conferência, serão tomadas decisões estratégicas que definirão o rumo do movimento escutista para os próximos três anos e além. Entre as decisões a serem tomadas pelos delegados está a eleição dos novos membros do Comité Escoteiro Mundial, bem como a escolha dos anfitriões para futuros eventos escutistas, incluindo a 44ª Conferência Mundial de Escoteiros em 2027, o 17º Moot Escoteiro Mundial em 2029, e o 27º Jamboree Escoteiro Mundial em 2031.
Conforme a mesma fonte, a participação da AECV neste evento foi viabilizada graças ao apoio do Instituto da Juventude e Desporto de Cabo Verde, da Câmara Municipal do Tarrafal, do Gabinete do Primeiro-Ministro, e do Fundo de Solidariedade através da Iniciativa Ahlan Wa Sahlan, além do contributo dos seus membros.
A Associação dos Escuteiros de Cabo Verde (AECV) é a única associação de escuteiros em Cabo Verde oficialmente filiada na Organização Mundial do Movimento Escutista (OMME), à qual aderiu em 2002.
Fonte: Expresso das Ilhas // Ad: Redação Tiver