AGRICULTURA INTELIGENTE É A CHAVE PARA PROMOVER A SUSTENTABILIDADE DE CV

“Não devemos nos limitar às formas tradicionais de agricultura, mas sim renovar e adotar novas estratégias para alcançar uma agricultura sustentável, inteligente e moderna”, afirmou o Ministro do Mar, Abrão Vicente. ​​Está declaração foi feita durante sua participação na mesa redonda sobre Agricultura Inteligente face às mudanças climáticas, organizada pela Universidade de Cabo Verde.

Em seu discurso de abertura, o Ministro destacou a importância de promover a sustentabilidade em Cabo Verde por meio da agricultura, ressaltando a necessidade de abandonar práticas agrícolas antiquadas e buscar estratégias modernas e inteligentes para garantir uma agricultura sustentável no país.

De acordo com Abrão Vicente, o mundo rural, muitas vezes é visto como um espaço de pobreza e trabalho árduo, mas tem o potencial de se tornar um centro vibrante de empreendedorismo, oportunidades e sustentabilidade para o país, além de ser um gerador de empregos. E para alcançar essa transformação, é crucial adotar uma abordagem inovadora e abrangente.

Embora reconhecendo que Cabo Verde enfrenta desafios significativos devido à escassez de água e terras para a produção de grãos, o Ministro destacou a necessidade de investir em outros setores agrícolas. O mesmo reafirmou o compromisso do governo em fornecer oportunidades de formação para jovens empreendedores no setor agrícola, reconhecendo que a agricultura é um dos maiores recursos do país.

“Além disso, é fundamental fornecer oportunidades de capacitação e formação profissional para os agricultores, especialmente os jovens. Ao equipá-los com habilidades relevantes, tanto agrícolas quanto empreendedoras, estamos capacitando-os a criar e gerir seus próprios negócios, gerando empregos não apenas para si mesmos, mas também para suas comunidades” afirmou o Ministro do Mar.

No entanto, o Ministro expressou preocupação com as lacunas existentes no setor agrícola cabo-verdiano e ressaltou a importância de superar os desafios da subnutrição e desnutrição, especialmente entre as crianças.

Durante o seu discurso, o Ministro do Mar destacou que o governo está comprometido em superar os desafios e trabalhar em estreita colaboração com os agricultores, pesquisadores e instituições de ensino superior para promover uma agricultura mais sustentável e resiliente às mudanças climáticas em Cabo Verde.

Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *