ÁGUA NÃO FACTURADA SITUAM EM TORNO DE 40% EM CV – ARME

A Agência Reguladora Multissetorial da Economia e a Cooperação Luxemburguesa LuxDev, realizaram um workshop dedicado ao Roteiro para o Combate ao Furto e à Fraude de Água. O evento marcou a apresentação do relatório preliminar de uma consultoria técnica, centrada na análise das perdas aparentes nos sistemas de abastecimento de água e na definição de medidas para resposta a ilícitos.

Durante o workshop, o administrador da Arme, considerou que a situação de furto e fraude da água em Cabo Verde, principalmente na ilha de Santiago, é uma realidade que preocupa a agência Multissetorial da Economia e não só. Segundo o último relatório anual do serviço de água e saneamento no país, a média de água fornecida mas não faturada situa-se em torno de 40%, e na ilha de Santiago rondam os 67%.

Segundo o representante residente da Cooperação Luxemburguesa, o roteiro constitui uma ferramenta regulatória e prática para identificar práticas fraudulentas, tendo já sido detectadas cerca de 1.800 situações irregulares.

Carlos Ramos adiantou que, no próximo ano, a ARME, em articulação com outras instituições, participará ativamente na monitorização da implementação do roteiro, que ficará a cargo das entidades gestoras, avaliando o seu cumprimento.

O workshop constituiu um espaço de debate técnico, partilha de experiências institucionais e recolha de subsídios para a consolidação de instrumentos estratégicos em desenvolvimento.

Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *