A creche tia Tuna em Achada Santo António conta com uma sala de apoio à amamentação para ajudar o bebé na sua fase de crescimento. Além de promover a amamentação, o espaço permite fortalecer a ligação emocional e o contato direto entre mãe e filho, mesmo durante o dia de trabalho.
A sala de amamentação uma iniciativa da diretora Nataly Monteiro, é um espaço segundo a cuidadora pedagógica principal, Elsa Medina que serve para aliviar os pais e dar mais segurança as mães.
Esta responsável provisória da creche realça que é muito importante tanto para a criança e a mãe como também para a creche e ainda explica que o aleitamento materno previne a mãe de muitas doenças.
Conforme Elsa Medina a fase da nutrição é uma etapa que não se pode passar despercebida e é nesta linha também que durante esta época de férias as mães contam com a colaboração de enfermeiras e cuidadoras fazendo o trabalho de baby sitter.
Olga Elbaba mãe do Jonathan, explica como faz para amamentar o filho mesmo estando no trabalho, segundo ela é uma satisfação enorme e apela que as outras empresas tenham um espaço para a amamentação.
A creche dispõe de um berçário com copa de leite, onde tem os materiais para coleta de leite, um saquinho para que a mãe possa tirar o leite, para ser congelado e materiais para a esterilização do biberão. É de salientar que de 1 a 7 de agosto está a decorrer a Semana Mundial do Aleitamento Materno, e o Ministério da Saúde através do Programa Nacional de Nutrição, dos Hospitais e Centros de Saúde em parceria com o Unicef e a OMS, tem sob o lema “Apoie a Amamentação: Faça a diferença para mães e pais que trabalham”, com o fim de promover. O Dia Mundial do Aleitamento Materno é celebrado a 1 de agosto e foi instituído pela Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (WABA), em 1992.
Redação Tiver