Alkebulanis, uma marca criada pela artesã cabo-verdiana Edmara Cunha, que tem como missão redefinir o conceito de beleza negra por meio de bonecas artesanais. A idealizadora do movimento, compartilha que escolheu essa linha de trabalho devido às experiências pessoais com a autoestima e a dificuldade, em certo momento da vida, de valorizar sua beleza natural.
Conhecida como Sara, natural da cidade da Praia, Edmara iniciou sua trajetória artística com o Sara Atelier. Hoje, residindo em Portugal, apresenta o amadurecimento dessa jornada com a evolução da marca Alkebulanis.
As bonecas produzidas são, em sua maioria, de pele negra, a escolha de cores de pele e estilos varia conforme a preferência do público, mas o foco principal da marca é a valorização da estética africana e o empoderamento da mulher negra. A artesã acredita que toda transformação começa de dentro para fora e, por isso, utiliza a arte como ferramenta de consciência e fortalecimento identitário.
Mais do que bonecas, Alkebulanis quer ser um movimento que atravessa gerações, plantando em cada menina e mulher negra a semente do orgulho, da beleza e da força de ser quem é.
Segundo Edmara Cunha, o retorno do público tem sido muito positivo. “Antes, as bonecas que fazia no Sara Atelier eram todas com cabelo cacheado. Hoje, na Alkebulanis, a maioria tem cabelo afro, com penteados diversos que refletem os gostos e estilos das clientes.
A marca também conta com uma parceria com a amiga representante da África On Top, um projeto voltado para o vestuário e acessórios afrocentrados, que também contribui para a elevação da autoestima feminina e a valorização das raízes africanas.
Redação Tiver