ANALISTA ESPERA QUE OS GUINEENSES REFLITAM SOBRE AS ELEIÇÕES

O analista guineense observa com muita apreensão as eleições gerais legislativas e presidenciais na Guiné Bissau. Em entrevista, Osorio Magno apela ao povo para que reflita acerca dessas eleições Bissau guineense, e espera que cada um faça uma análise profunda da situação atual.

A Guiné Bissau vai ás urnas neste domingo 23 de novembro, paira no ar as incertezas a campanha eleitoral que tem decorrido com comícios dentro e fora da capital, muitos discursos e algumas tensões políticas.

Magno acredita que se as eleições não forem justas haverá segunda volta.

Considerou que o povo está impotente, e que em qualquer tentativa torna carne de canhão dos partidos, questionado se o povo não se sente reprimido com atual governança ele responde:

Apela ao povo guineense que reflita durante essas eleições, sem levar questões emocionais, pertenças, em termos raciais, e étnicos.

O analista recorda de uma outra coligação API Cabas Garandi, que tentou levar às legislativas do dia 23, mas a candidatura foi rejeitada pelo Supremo Tribunal de Justiça, que indeferiu, também, a candidatura da PAI-Terra Ranka, vencedora das legislativas de 2023.

A exclusão da PAI-Terra Ranka deixou de fora destas eleições o histórico PAIGC (Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde), que lidera a coligação, e Domingos Simões Pereira, considerado o principal adversário de Embaló.

Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *