A Associação dos Armadores de Pesca, prepara realização do grande congresso do sector das pescas, a ter lugar no Mindelo. O evento será antecedido de um fórum preparatório, que deverá acontecer em Junho, em Santiago.
Informação avançada pelo presidente da dessa associação, Suzano Vicente, que explica que a ideia é colocar numa mesma plataforma todos os players do sector.
A primeira parte da iniciativa será um fórum preparatório a realizar-se em Santiago, escolhido por concentrar um conjunto significativo de instituições e pescadores, bem como por permitir a participação de representantes das ilhas do Maio, Boa Vista, Brava e Fogo. O objetivo é promover um debate inicial e realizar uma triagem dos temas que serão aprofundados no grande fórum internacional do setor, previsto para acontecer no Mindelo.
O congresso do Mindelo deverá servir para traçar as linhas orientadoras do sector num horizonte de 10 anos, numa discussão que vá além de ciclos políticos.
A ideia é criar uma linha orientadora que possa servir de referência para futuros governos, resultante de um processo participativo envolvendo técnicos, armadores, representantes políticos, instituições públicas, privadas e internacionais.
A Associação dos Armadores de Pesca defende que a declaração de Mindelo deverá traduzir-se num plano estratégico de longo prazo e que promova o desenvolvimento sustentável das pescas em Cabo Verde.
Fonte: Expresso das Ilhas // Ad: Redação Tiver