EUROPA: REDE ELÉTRICA “ESTÁ PERFEITAMENTE ESTABILIZADA”

Portugal e Espanha ficaram às escuras. Falha de energia provocou vários constrangimentos, nomeadamente ao nível das comunicações e circulação. Energia elétrica começou a ser reposta ao final do dia sendo que, em Portugal, a REN confirmou que a rede elétrica “está perfeitamente estabilizada”.

Um apagão sem precedentes paralisou Portugal e Espanha na segunda-feira.

Vários serviços foram afetados, com a falha elétrica a provocar constrangigmentos na circulação dos comboios, comunicações, caixas multibanco e até no funcionamento dos semáforos, numa situação repetida por várias regiões da Península Ibérica.

Vários estabelecimentos comerciais tiveram de ser encerrados, os serviços essencais, como hospitais, funcionaram à base de geradores e a falha elétrica originou uma corrida desenfreada a supermercados e a postos de combustível, também eles limitados no seu funcionamento.

Em Portugal, a energia começou a ser reposta de forma faseada pelo território, sendo que, às 21h00 de segunda-feira, a grande parte da população já tinha acesso a eletricidade.

De acordo com um comunicado da REN, emitido ao início da manhã desta terça-feira, pelas 23h30 de segunda-feira a empresa “já tinha reposto o funcionamento de todas as subestações da Rede Nacional de Transporte (RNT)”. No mesmo documento é explicado que a rede elétrica “está perfeitamente estabilizada”.

De acordo com o operador de rede de distribuição de eletricidade E-redes, até às 00h00 de terça-feira estavam ligadas parcialmente 424 subestações, alimentando cerca de 6,2 milhões de clientes. Ainda assim, a empresa não conseguia prever a reposição integral do serviço.

Apesar da reposição da energia elétrica, ainda não conhecidos alguns constrangimentos, nomeadamente ao nível dos transportes.

Ainda não há metro na cidade de Lisboa. O serviço não começou esta manhã com várias estações ainda encerradas, mas é esperado que possa retomar a circulação ainda durante esta manhã. O presidente da Câmara, Carlos Moedas, avançou que não será possível à capital portuguesa regressar com toda a normalidade já esta terça-feira.

No norte do país, no Porto, o metro já funciona sem limtações.

Quanto aos comboios, a circulação das composições da CP está normalizada, registando-se apenas a suspensão de alguns comboios de longo curso na parte da manhã. Também circulação de comboios da Fertagus, que faz a ligação entre Lisboa e a Margem Sul, foi esta manhã normalizada.

Nos aeroportos há ainda voos cancelados. A ANA aeroportos continua a aconselhar os passageiros a ligarem para as companhias aéreas antes de se deslocarem aos aeroportos nacionais.

Fonte: Euronews

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *