A Autoridade Reguladora para a Comunicação Social de Cabo Verde, acolheu hoje, o IX Encontro da Plataforma dos Reguladores de Média, realizado no âmbito da Conferência Internacional “Democracia, Media e Plataformas Digitais”, que decorreu na cidade da Praia. O evento reuniu representantes de entidades reguladoras da comunicação dos países lusófonos, coincidindo com as celebrações dos 50 anos da independência nacional e os 10 anos da ARC.
Na abertura, a presidente da ARC, Arminda Barros, salientou que o atual contexto de rápidas mudanças tecnológicas e sociais impõe desafios à integridade da informação e à democracia, reforçando a necessidade de adaptação e cooperação dos reguladores no ambiente digital.
“Vivemos num tempo de rápidas transformações tecnológicas e sociais, e o ambiente digital trouxe riscos significativos à integridade da informação e ao funcionamento saudável das instituições democráticas”.
Por sua vez, o presidente da Assembleia Nacional, Austelino Correia, reforçou a importância do papel dos média na defesa da democracia, sublinhando a atual ameaça representada por fenómenos como o populismo e a desinformação.
Já a presidente da PER, Helena Sousa, enalteceu a missão dos reguladores lusófonos, frisando que a Plataforma dos Reguladores tem promovido o intercâmbio de experiências e ações conjuntas em temas como a desinformação e o pluralismo político.
“Este encontro é um espaço de reflexão sobre o papel insubstituível das entidades reguladoras na proteção da liberdade de expressão e da imprensa. Não há democracia sem estas liberdades.”
Durante a conferência, os participantes debateram estratégias para enfrentar os desafios da regulação mediática na era digital, reforçando o compromisso com uma comunicação social livre, plural e responsável.
Redação Tiver