O artista plástico cabo-verdiano Tutu Sousa vai representar Cabo Verde na View Fashion Week 2025, em Dubai. O evento reúne dez artistas de renome internacional e acontece de 8 a 12 de maio, destacando pela primeira vez a fusão entre moda e artes plásticas.
Em entrevista à TIVER, o artista plástico Tutu Sousa, destacou o impacto da iniciativa, sublinhando que o evento recebe cerca de 12 mil visitantes por dia. Para o artista, é uma oportunidade única de mostrar o seu trabalho ao mundo e contribuir para a projeção da cultura cabo-verdiana.
Sob o lema “Entre ritmos africanos e cabo-verdianos”, Tutu Sousa explicou que a sua arte é profundamente inspirada pela música, o mar e a mulher. Nesta exposição, pretende levar uma fusão de sonoridades africanas, com destaque para os ritmos tradicionais de Cabo Verde como a tabanca, o batuque, o funaná, a morna e a coladeira.
Em relação às expectativas, o artista admite estar ansioso, porque, em outros eventos internacionais, levou apenas duas obras o que, segundo o mesmo, não permitiu mostrar a verdadeira dimensão do seu trabalho. Desta vez, com dez peças em exposição, espera conquistar maior visibilidade e impacto junto do público.
Sobre o futuro, Tutu Sousa revelou que tem recebido convites para outros eventos internacionais, como a Feira de Viana, no Brasil, e em Paris. No entanto, reforça que ainda está a avaliar as possibilidades, devido aos elevados custos de participação.
Redação Tiver