ASSOCIAÇÃO “A PONTE” QUER ALARGAMENTO DOS CUIDADOS DE SAÚDE MENTAL

O presidente da Associação “A Ponte”, alegou hoje que as questões de saúde mental não deveriam ser da estrita responsabilidade dos psicólogos e psiquiátricas, mas sim passando a ser integradas nos cuidados primários. José António dos Reis, defendeu ser fundamental o alargamento dos cuidados e atendimentos.

Em entrevista no âmbito do Dia Mundial da Saúde Mental, assinalada anualmente no dia 10 de outubro, o presidente da associação defendeu ser “fundamental” alargar a rede de cuidados e atendimentos em termos de saúde mental em igual circunstância das outras patologias.

Para José dos Reis há essa ideia e intenção, é necessário avançar nessa direcção e tornar mais acessível com a qualidade necessária do atendimento nos cuidados primários de saúde”, reiterou, avançando que o Governo estipulou 2024 como Ano da Saúde Mental em jeito de chamada de atenção e para viabilizar esforços para o flagelo.

Instado se a sociedade cabo-verdiana pode chegar numa situação que será difícil evitar os impactos graves da saúde mental, José dos Reis respondeu que ao viver numa sociedade de informação, as pessoas são bombardeadas de informações negativas e positivas.

José dos Reis alertou, por outro lado, para que os instrumentos tradicionais da comunicação não deixem “campo aberto” e sejam ultrapassados pela realidade das redes sociais, salientando que esses instrumentos devem cumprir cada vez mais o seu papel e impedir a invasão das redes sociais.

Este ano, adiantou, as acções da associação estarão direccionadas às actividades com os reclusos, pessoas privadas e limitadas da liberdade do movimento, liberdade social, mudança de hábitos e estilos de vida.

Mudanças, sublinhou, que afectam a saúde mental, frisando que a iniciativa faz uma chamada de atenção para a comunidade esquecida e que não perdeu os seus direitos fundamentais.

Em Cabo Verde, o aumento exponencial de transtornos mentais é a maior causa de suicídio, segundo a Coordenação do Programa 2024 da Saúde Mental.

Fonte: Inforpress // Ad: Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *