ATAQUE A KHARKIV PROVOCA PELO MENOS SETE MORTOS

Sete pessoas morreram e dezasseis ficaram feridos, durante bombardeamento russo, num bairro residencial na cidade de Kharkiv. De acordo com as autoridades ucranianas, os ataques sucederam-se ao longo da noite na segunda maior cidade do país.

Para Volodymyr Zelenskyy tratou-se de um “ataque cínico a civis” em que um bloco de apartamentos foi totalmente destruído. Garantiu que não irão perdoar e prometeu vingança.

No seu discurso noturno, o presidente ucraniano destacou ainda a resiliência do seu país, ilustrada pelo regresso da atividade diplomática, com 55 embaixadas já em funcionamento na Ucrânia, e pela visita de António Guterres esta quinta-feira.

O secretário-geral da ONU irá reunir-se com Zelenskyy e Recep Tayyip Erdoğan para discutir o acordo entre Kiev e Moscovo para a exportação de cereais, sublinhando a necessidade de uma solução política para o conflito.

A situação de Zaporijia também será discutida, António Guterres já apelou à criação de uma zona desmilitarizada. Enquanto prosseguem as acusações de parte a parte, as autoridades ucranianas realizaram exercícios de resposta a uma situação de emergência na maior central nuclear da Europa.

Entretanto a Rússia divulgou imagens da reconstrução em curso de Mariupol e a China anunciou o envio de tropas para a Rússia.

para a realização de exercícios militares conjuntos, que de acordo com Pequim nada têm a ver com a atual conjuntura internacional e regional.

Fonte: Euronews

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *