O Ministério da Defesa do Níger disse que pelo menos 20 soldados e um civil morreram num alegado ataque terrorista contra um destacamento do exército na região de Tillabéri.
De acordo com o Ministério, o ataque aconteceu no departamento de Tera, perto da fronteira com o Mali e Burkina Faso, onde numerosos grupos fundamentalistas islâmicos lançam ataques frequentes contra civis e forças de segurança.
O incidente começou na terça-feira, quando um comboio militar que patrulhava a área foi atacado por um grupo de militantes fortemente armados, que causaram ferimentos em nove militares, além das vítimas mortais.
O Governo do Níger declarou luto nacional de três dias em todo o território, uma medida que inclui a colocação das bandeiras a meio haste, informou o portal de notícias Actuniger.
O ataque surgiu dias depois de o exército do Níger ter anunciado a morte de dez supostos terroristas, incluindo um líder do Estado Islâmico, e a detenção de outros 31 entre quinta-feira e sábado, também na região de Tillabéri.
Nove dos terroristas terão sido mortos durante uma missão de controlo aéreo feita no sector de Nabolé, no âmbito da operação militar “Niya”, que lidera a luta contra o terrorismo na margem direita do rio Níger.
Fonte: RTP