O Ministro da Indústria, Comércio e Energia, afirmou esta quarta-feira, que o impacto da parceira entre Luxemburgo e Cabo Verde tem sido muito positiva, realçando que o mesmo tem ajudado o nosso país a avançar de forma segura e sustentável. Alexandre Monteiro que falava no âmbito da 4ª Reunião do Comité de Pilotagem sobre “Transição Energética”, garantiu ainda que até 2030, mais de 50% de eletricidade do país, seja gerada a partir do vento e sol.
Durante o seu discurso de abertura na 4ª Reunião do Comité de Pilotagem sobre “Transição Energética”, o governante afirmou que a ajuda luxemburguesa, tem sido decisivo para que hoje, a transição energética em Cabo Verde avance de forma solida. Realçou também que esta cooperação, tem ajudado o nosso país a avançar de forma segura e sustentável.
Alexandre Monteiro avançou que um dos marcos importantes desta parceria, é o apoio na realização de estudos estratégicos fundamentais para tomada de decisões para mobilização de recursos que possibilitam implementação de infraestruturas essências. No entanto, garantiu, que até 2030, mais de 50% de eletricidade do país, seja gerada a partir do vento e sol.
Por outro lado, o Embaixador do Grão-Ducado do Luxemburgo em Cabo Verde, Jean-Marie Frentz, afirmou que através da cooperação luxemburguesa, vão apoiar os esforços do governo de Cabo Verde, para garantir o acesso a energia para todos, a um preço acessível.
De realçar que em setembro de 2024, Cabo Verde mobilizou um importante pacote de financiamento da União Europeia, no âmbito da iniciativa Global Gateway. A 4ª Reunião do Comité de Pilotagem sobre o “Programa Transição Energética”, visa fazer o balanco da implementação deste projeto e validar as atividades previstas para 2025.
Redação Tiver