Cabo Verde promoveu, hoje, o “Atelier de Socialização das Recomendações do IV Ciclo de Revisão Periódica Universal, reunindo representantes governamentais, sociedade civil e parceiros internacionais. O evento, organizado em colaboração com o Escritório das Nações Unidas, visa partilhar e discutir as recomendações recebidas durante a última revisão, bem como traçar as estratégias para a sua implementação no país.
As recomendações concentraram-se em áreas como direitos humanos, igualdade de género, justiça social e desenvolvimento sustentável. Com este encontro, o país pretende reforçar o compromisso com o respeito e a promoção dos direitos humanos, assegurando que as sugestões recebidas sejam integradas nas políticas públicas.
Cabo Verde tem progressos significativos no âmbito dos direitos humanos, mas a questão da inclusão das pessoas com necessidades especiais e os direitos humanos das pessoas membros da LGBT, são temas que precisam de ser analisados por parte do Governo.
A Revisão Periódica Universal é um mecanismo das Nações Unidas, estabelecido através da Resolução 60/251 da Assembleia Geral da ONU. Cabo Verde já passou por quatro ciclos de revisão, sendo a última realizada durante a 44º Sessão do Grupo de Trabalho do Exame Periódico Universal, em Genebra, na Suíça, de 6 a 17 de novembro de 2023.
O evento encerrou com o compromisso de continuar a colaborar com a comunidade internacional e a sociedade civil para garantir a implementação eficaz das recomendações.
Redação Tiver