ATELIER DE VALIDAÇÃO TÉCNICA SOBRE CRIAÇÃO DA LINHA MARÍTIMA PRAIA-DAKAR

A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) está a organizar desde 6 a 9 de agosto, um atelier na capital do país, sobre a criação de uma linha de transporte marítimo de curta distância da cidade da Praia para Dakar e o resto da África Ocidental. Durante o encontro vai ser escolhido qual o melhor navio que vai prestar serviços na linha marítima Praia-Dakar.

Com o novo estudo do relatório foi possível ter uma base de análise para se apurar a viablidade económica e financeira da criação do corredor Praia-Dakar-Abidjan. Conforme o Admnistrador Executivo da ENAPOR, Eduardo Lima dependendo da opção selecionada o Porto da Praia, Palmeira e do Sal Rei têem todas as condiçoes para receber a linha marítima Praia-Dakar.

Por sua vez o Director das Infraestruturas da CEDEAO Chris Appiah, avança que assim que o relatório for aprovado, os consultores vão dar o feedback para finalizar os relatórios para as outras fases, de modo que possam envolver investidores e financiadores do sector privado que queiram operar o serviço de transporte marítimo de Praia-Dakar e o resto da África Ocidental.

Questionado se o Porto da Praia estará em condições para receber o projeto Chris Appiah afirma o seguinte.

Após o estudo do relatório vai ser feito a validação do caderno de encartes para o lançamento do concurso para a aquisiçao e construção de navios a avaliação do financiamento do projeto, contudo o Admnistrador Executivo da ENAPOR, afirma que todavia vai ser um longo caminho.

O Projeto do Corredor de Transporte Praia-Dakar-Abidjan representa uma importante iniciativa visando melhorar a conectividade regional e a integração económica.

Os resultados do atelier desempenharão um papel vital em proporcionar uma conexão física mais acessível para impulsionar as trocas económicas entre Cabo Verde e o resto da Região da CEDEAO.

Redação Tiver  

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *