Um surto de conjuntivite hemorrágica em Moçambique já afetou 1.575 pessoas só na província de Inhambane entre fevereiro e março, segundo avançaram as autoridades locais de saúde.
“Atualmente, a província conta com 1.575 casos”, revelou Ester Mboa, do departamento de Saúde Pública da direção provincial de Inhambane. “As pessoas fazem-se às ruas, os estudantes vão à escola e acabam contaminando uns aos outros em massa. Queremos reiterar o apelo de ficar em casa, ou seja, o cumprimento do isolamento em caso de se diagnosticar a doença”, disse o responsável.
O primeiro caso de conjuntivite hemorrágica em Inhambane foi registado em fevereiro passado, adiantou a mesma fonte em declarações à estatal Televisão de Moçambique (TVM), acrescentando que, atualmente, os distritos mais afetados pelo surto naquela província são Maxixe, Massingue, Inharrime, Jangamo e Inhassouro.
As autoridades de saúde locais pedem à população de Inhambane para se dirigir aos centros de saúde em caso de suspeita de doença. “Lá existem profissionais qualificados que irão dar o tratamento de acordo com a situação de cada um”, assegurou Ester Mboa.
Fonte: DW