BANCO DE LEITE DO MAIOR HOSPITAL DE CV À BEIRA DA ROTURA

O Banco de Leite do maior hospital de Cabo Verde, Agostinho Neto, arrecadou este ano 190 litros, quantidade anual mais baixa desde que existe, e o `stock´ é de apenas 6,5 litros de leite. A informação foi avançada por uma fonte oficial.

Ester Lopes, responsável pelo Banco de Leite do Hospital Universitário Agostinho Neto, afirmou que, desde que esta estrutura existe, “é a primeira vez” que chega quase a “rotura total”.

A também enfermeira disse que a estrutura de saúde tem um total de 6,5 litros de leite e que essa quantidade é “insuficiente” para atender as demandas do serviço de neonatologia.

Este ano o banco só arrecadou 190 litros de leite, uma “diferença enorme” quando comparada com o ano passado, que foi de 353 litros.

Alertando para o risco de uma rotura total do leite afetar a distribuição aos bebés, a responsável apelou à doação voluntária para garantir um stock em segurança.

Segundo Ester Lopes, muitas mães não têm consciência que a doação de leite “tem o mesmo peso que a do sangue” para salvar vidas e, por desconhecimento, algumas podem jogá-lo fora.

Explicou, ainda, que o número de bebés que podem precisar de leite varia consoante os nascimentos e conforme a necessidade dos recém-nascidos.

Este primeiro Banco de Leite Humano de Cabo Verde foi inaugurado em 01 de agosto de 2011, no âmbito do projeto apoiado pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério da Saúde do Brasil e da Fiocruz.

O Ministério da Saúde de Cabo Verde traçou a meta de antes de 2025 o país alcançar a taxa de 50% de aleitamento materno, contra os atuais 42%, e chegar a 70% até 2030.

Fonte: A Semana // Ad: Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *