BCV APOSTA EM PAGAMENTOS INSTANTÂNEOS E MOEDA DIGITAL

No âmbito da conferência internacional sobre Inteligência Artificial no sistema financeiro, organizada pelo Banco de Cabo Verde, o governador destacou a aposta da instituição em pagamentos imediatos e instantâneos. Segundo Óscar Santos, a IA será utilizada para simplificar processos e tornar os serviços financeiros mais acessíveis à população.

Durante a conferencia sobre a “inteligência artificial no auxílio da promoção da eficiência e inovação do sistema financeiro”, Óscar Santos considerou que o Banco tem todas as condições para utilizar a IA, uma vez que está a preparar um plano estratégico para os próximos anos, permitindo a implementação de todas as tecnologias. 

Na mesma ocasião, o governador sublinhou que a introdução da moeda digital é um objetivo inevitável, mas será realizada de forma gradual, com um sistema de pagamentos eficiente e seguro como base. O Banco de Cabo Verde pretende evitar experiências de retrocesso verificadas em outros países ao adotar a moeda digital prematuramente.

Por sua vez, Olavo Correia considerou que a IA é uma ferramenta que permite melhorar o serviço financeiro, tornando – a mais sólido e de fácil acesso ao financiamento as micro, médias e grandes empresas. 

O evento, contou com a participação de especialistas internacionais, representantes de bancos centrais de países de língua portuguesa e da academia, visando debater inovação e eficiência no setor financeiro.

Redação tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *