BIFLORES COM PROJECTOS PARA CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE

O director da associação Biflores anunciou hoje que a associação ambiental possui quatro projectos estruturantes com foco na preservação e conservação da biodiversidade terrestre e marinha na ilha Brava. Dheeraj Jayant avançou que um dos projectos visa trabalhar na conservação das plantas endémicas.

Dentro do programa de conservação terrestre, indicou a associação está a trabalhar na organização da transição do pastoreio livre para um pastoreio controlado, mas também num programa de reflorestação, manutenção do perímetro florestal e a conservação das plantas endémicas.

Sobre a educação ambiental, explicou que para o próximo ano lectivo, que se inicia em meados do mês de Setembro, pretendem desenvolver um projecto juntamente das escolas e mesmo das comunidades para trabalhar na sensibilização sobre a conservação e preservação da biodiversidade terrestre e marinha na Brava, que se encontra “extremamente ameaçada” pelas alterações climáticas, factores antropogénicos, daí a ideia de trabalhar na protecção do que é da ilha e do país.

Questionado sobre as dificuldades que a associação tem encontrado para implementar esses projectos, enfatizou que a ilha em si já possui os seus problemas estruturais, iniciando-se pela questão do transporte, entre outros aspectos.

Ainda sobre o projecto de educação ambiental, realçou que vão também envolver todas as associações comunitárias existentes na Brava, de forma a alcançar todas as zonas da ilha, com actividades práticas, como caminhadas ecológicas para conhecer as plantas endémicas na natureza, nas áreas chaves da biodiversidade na ilha, nomeadamente na zona de Fajã d´Água, Campo das Fontes e Fontainhas.

Segundo a mesma fonte, o foco é trabalhar na melhoria das acções humanas, relembrando também que a ilha já sofre os impactos das alterações climáticas, exemplificando com a falta de chuva, da água, desertificação, entre outros impactos que já são visíveis na ilha.

Fonte: Inforpress // Ad: Redação Tiver 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *