BIOSFERA COLOCA NO MERCADO SACOS REUTILIZÁVEIS

A ONG Biosfera apresenta no dia 3 de junho os seus sacos de plásticos reutilizáveis. Estes são denominados “Sako Dayo”, e a iniciativa visa contribuir para a sensibilização dos cabo-verdianos para a necessidade da redução da utilização de plásticos e de artigos descartáveis.

Esses artigos, que vão ser mostrados numa atividade marcada para o Centro Cultural do Mindelo, são baseados, conforme informações daquela ONG, em princípios de economia circular utilizando, por exemplo, os desperdícios de tecidos ou jeans velhos para a sua confeção.

O projeto, segundo a mesma fonte, tem por o lema “Sako Dayo – faz parte da mudança” e pretende promover hábitos de consumo mais sustentáveis junto dos cidadãos, sensibilizando para a redução de utilização de plásticos e de artigos descartáveis com o intuito de promover o combate à poluição causada por plástico em Cabo Verde, introduzindo no mercado alternativas para que esta mudança de comportamentos possa começar a acontecer de forma gradual e esteja acessível a todos.  

Como explicou a Biosfera, a denominação Sako Dayo é um trocadilho formado a partir da música “Saiko Dayo”, interpretada por Cesária Évora, e através desta associação, pretende-se evocar sentimentos de pertença e afinidade, “levando os cidadãos a abraçar e promover estas alternativas”.

O Sako Dayo é uma iniciativa da Biosfera, desenvolvida em parceria com a associação SIMILI, sendo os sacos produzidos pelas costureiras da Organização das Mulheres de Cabo Verde (OMCV).

Fonte: Inforpress // Ad: Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *