A Biosfera pediu hoje uma intervenção das autoridades para solucionar o problema do ataque dos cães selvagens ás tartarugas. O coordenador do departamento de conservação da Biosfera apelou por medidas mais concretas para resolução do problema.
Em entrevista à Inforpress, o biólogo Alberto Queiruga contou que recentemente uma tartaruga foi atacada por cães em Salamansa e acabou por morrer. Situação que tem se agravado com o aumento dos cães selvagens em Mindelo, que em muitos dos casos consideram as tartarugas e seus filhotes como alimentos.
Alberto Queiruga apela por uma mudança na legislação que controla os cães na natureza e o trabalho conjunto com os municípios para minimizar a destruição dos ninhos e a morte das tartarugas.
“Nós da Biosfera, apesar de nossa área de atuação ser a vida selvagem, estamos a estudar e a tentar criar programas para fazer o combate a essa ameaça”, sublinhou, adiantando que desde 20 de junho estão a trabalhar para contabilizar os ninhos.
A ONG ambiental patrulha as praias de Calhau, Praia Grande, Jon d´ Ébra e Salamansa e acrescenta que 810 ninhos já foram identificados, 2.187 rastos, cinco tartarugas estão perdidas e sete capturas. A campanha iniciou no dia 20 de junho e decorre até 15 a 20 de Outubro com o apoio de 126 voluntários.
Fonte: Inforpress // Ad: Redação Tiver