O secretário de Estado norte-americano, Anthony Blinken, revelou hoje que Israel aceitou a proposta para um cessar-fogo na Faixa de Gaza e a consequente libertação de reféns israelitas detidos no território.
A informação foi avançada pelo secretário de Estado norte-americano, durante uma conferência de imprensa em Telavive, depois de se ter reunido com os líderes israelitas.
Blinken falou numa “reunião muito construtiva” com o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, explicando que o primeiro-ministro israelita confirmou que o país aceitava a “proposta de transição” apresentada pelos EUA em Doha.
Blinken afirmou que se encontra na região para garantir que acordo de cessar-fogo aconteça e “levar até ao fim” todas as tentativas de o formalizar.
“Este é um momento decisivo, provavelmente a melhor, talvez a última, oportunidade para levar os reféns para casa, para conseguir um cessar-fogo e para colocar toda a gente num caminho melhor para uma paz e segurança duradouras”, afirmou o secretário de Estado.
Durante o anúncio, Blinken apelou a que também o Hamas aceite a proposta. “Cabe agora ao Hamas fazer o mesmo”, afirmou.
Depois da visita a Israel, Blinken deverá deslocar-se em seguida ao Egito e depois ao Qatar.
Fonte: Euronews