A Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva da Brava iniciou hoje uma ação de capacitação de três dias no processo de sinalização. Esta acção é destinada aos professores da Escola Básica de Nossa Senhora do Monte.
A coordenadora da EMAEI na Brava, Edoneia Teixeira, explicou que a formação tem como principal objectivo capacitar os docentes no domínio da sinalização e sensibilizá-los para a importância de adequar este processo às necessidades e características de cada aluno.
Segundo a responsável, durante os três dias serão abordados conteúdos relacionados com o sistema de sinalização, orientando os educadores sobre como identificar e sinalizar crianças que apresentam dificuldades no acompanhamento escolar, em comparação com os restantes alunos.
No segundo dia, está prevista a apresentação dos instrumentos utilizados no âmbito da sinalização, nomeadamente o Relatório Técnico-Pedagógico, o Plano Educativo Individual e o Currículo Específico Individual , sendo que os professores irão aprender como aplicar, na prática, estes instrumentos junto dos alunos sinalizados.
No terceiro e último dia, conforme avançou Edoneia Teixeira, será abordado o processo de avaliação de um aluno sinalizado, com destaque para os itens essenciais a considerar de acordo com a necessidade de cada criança.
Ainda nesse dia, será analisado o decreto-lei que estabelece as condições especiais aplicáveis aos alunos sinalizados em Cabo Verde.
A coordenadora manifestou a expectativa de que esta ação de capacitação seja “bastante produtiva e de grande aprendizado” para todos os participantes, contribuindo para o reforço da educação inclusiva na ilha Brava.
Fonte: Inforpress // Redação Tiver